Confira as perguntas frequentes sobre nossos serviços:
01. Se não tem taxa de adesão e ganho desconto, como vocês ganham dinheiro?
Essa é uma dúvida muito comum! A produção da energia limpa em pequenas usinas tem um custo menor do que nas grandes. Nós ganhamos uma comissão das usinas parceiras que nos fornecem energia. Assim, todo mundo ganha. O pequeno produtor tem a sua renda justa, a Juntos recebe uma comissão, você ganha um super desconto no custo de geração de energia e o planeta se beneficia com a redução de emissão de CO2. Muito bom, né? Não tem porquê não migrar e ganharmos #juntos
02. Mas a minha concessionária atual continua sendo minha distribuidora?
Sim, você continua com a sua concessionária atual de energia. Hoje operamos com a CEMIG, Neoenergia Pernambuco (CELPE) e CPFL Piratininga (SP). Em breve estaremos em todo o Brasil. Caso não seja de uma dessas localidades, faça a simulação e informe os seus dados para receber informações quando lançarmos na sua região.
A portabilidade não irá afetar eventuais faltas ou quedas de energia na sua casa ou empresa. A mesma distribuição que você já usa, mas com descontos financeiros provenientes dos créditos das usinas sustentáveis da Juntos, ajudarão a abastecer a matriz da concessionária com energia mais limpa e sustentável!
03. Como funciona a portabilidade / migração?
Ao contratar a Juntos Energia você passa a receber energia limpa diretamente de fazendas solares para a sua residência/empresa. A gente usa a mesma rede de energia que você utiliza hoje (CEMIG, Neoenergia PE ou CPFL Piratininga). Logo, você não vai precisar instalar equipamentos ou efetuar obras. Fácil, né?
Após o cadastro, nós comunicamos a concessionária da sua adesão a uma de nossas usinas parceiras.
04. E se eu não gostar? Posso cancelar e reverter?
Sim, você pode cancelar porém dentro das regras para cada plano e com aviso prévio de 60 dias.
Minas Gerais temos o plano de 13% de desconto sem fidelidade para pessoa física e pessoa jurídica e 20% de desconto com fidelidade de 12 meses para pessoa física e jurídica porém após o 13º mês o plano será alterado automaticamente para 13% de desconto sem fidelidade.
São Paulo temos o plano de 10% de desconto sem fidelidade para pessoal física e 10% de desconto com fidelidade de 24 meses para pessoa jurídica.
Pernambuco 10% sem fidelidade para pessoa física e 10% de desconto com fidelidade de 24 meses para pessoa jurídica.
Bahia 10% com fidelidade de 12 meses para pessoa física e jurídica.
05. Quem pode aderir?
Qualquer pessoa ou empresa que seja titular de uma conta de energia pode aderir nossa energia.
Pode morar em casa ou apartamento, ser um escritório ou comércio, ser proprietário ou ter alugado o local.
Por enquanto estamos operando em Minas Gerais, Pernambuco e parte do interior de São Paulo.
Ops! Precisa ter também uma conta de luz maior que R$ 150,00, e não pode ser beneficiário do programada federal de tarifa social. Faça a simulação para ver se a sua unidade consumidora é compatível com o nosso serviço!
06. Eu continuo recebendo a conta de luz da minha concessionária atual?
Para facilitar a sua vida, toda a operação poderá ser resolvida dentro do nosso app.
Como funciona?
Assim que avisarmos a concessionária da sua adesão, a depender do estado de adesão e da forma de pagamento, a conta poderá ser unificada, ou seja, a conta de energia da Juntos e da Concessionária será uma só, ou desedificada, quando a Concessionária manda a conta independente da conta da Juntos (que vem por e-mail).
07. A Economia é sobre o valor total da conta de luz?
Não. A Economia que a Juntos garante para você é sempre em cima do valor da energia gerada pela nossas usinas. Não há desconto em cima de impostos e taxas da conta de luz ou valor mínimo que são cobrados pela concessionária.
08. Existe lei que permite essa migração?
Sim, desde 2016 já é possível aderir ao sistema de geração distribuída e realizar a compensação de créditos de energia. Desde janeiro de 2022 a Lei 14.300/22 instituiu o Marco Legal da Micro-geração e Mini-geração Distribuída. A lei regulamenta as modalidades de geração, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS). Somos a primeira empresa a operar nesse modelo de geração distribuída do Brasil!
09. Como confiar? A energia pode cair ou oscilar?
Não precisa se preocupar! A energia não é enviada diretamente da fazenda solar para a sua casa ou apartamento. Ela é entregue para a concessionária, que fará a conversão desse crédito para você. Logo, continuará recebendo energia com o mesmo padrão que recebe hoje. A diferença é que a origem dessa energia é limpa, sustentável e mais barata. Ajudando o seu bolso e o planeta. Não tem porque não migrar, né?
10. A Juntos Energia é confiável?
Sim, no site da Juntos Energia (https://juntosenergia.com.br/) e no nosso canal no Youtube (youtube.com.br/@juntosenergia) você encontrará depoimentos dos clientes, matérias que foram exibidas nos canais Globo e Globo News e publicações feitas em revistas relevantes como Exame, Época Negócios, Valor Econômico, Diário do Comércio, Olhar Digital e Fast Company Brasil.
11. Quais são os meios de comunicação da Juntos Energia?
Os meios de comunicação da Juntos Energia são:
SAC: 0800 718 7203
Whatsapp: (35) 99862-5580
E-mail: atendimento@juntosnergia.com.br
Aplicativo: Juntos Energia (https://juntos.eco/app)
12. O desconto é reduzido nos períodos chuvosos?
A geração de energia solar é reduzida nos meses chuvosos e/ou com menor incidência solar, o que pode significar créditos menores no período. Entretanto, o desconto contratado sobre os créditos é garantido pela Juntos, ou seja, independente da oscilação o cliente sempre tem economia.
13. Como acompanhar o meu cadastro?
Você pode acompanhar o seu cadastro por meio do aplicativo da Juntos, basta baixá-lo por esse link https://juntos.eco/app, o login será o seu e-mail cadastrado com a Juntos e a sua senha será o CPF do titular da conta, posteriormente você consegue alterar a sua senha.
14. Será preciso realizar a instalação de placas solares na minha casa?
Não. Ao migrar a sua conta para Juntos você não precisa fazer nenhum investimento inicial como a instalação de placas solares pois sua energia limpa será enviada pela concessionária de energia atual.
15. O cancelamento é imediato?
Você pode optar por cancelar os serviços mediante um aviso prévio de cancelamento enviado com 60 dias de antecedência, pois esse é o prazo necessário para conseguirmos fazer toda a comunicação com a sua concessionária e desligamento do cômputo dos créditos.
É importante frisar que para a solicitação ser atendida é necessário que não haja nenhuma fatura em atraso com a Juntos e caso haja, é necessário fazer a negociação do débito para que o processo de cancelamento se inicie.
16. Quero cancelar, o que faço?
O cancelamento pode ser solicitado por meio dos nossos canais de comunicação:
SAC: 0800 718 7203
Whatsapp: (35) 99862-5580
E-mail: atendimento@juntosnergia.com.br
17. Como acessar o aplicativo?
O download do aplicativo pode ser feito por meio desse link: https://juntos.eco/app
Ao clicar nesse link, você será direcionado diretamente para loja de aplicativos do seu celular. Após baixar o aplicativo, basta inserir o e-mail do titular da conta de energia no campo Login e o CPF dele no campo Senha. Depois você consegue alterar a senha de acesso ao aplicativo dentro da sua conta.
18. Como faço para alterar e-mail, telefone e outros dados cadastrais?
Você pode alterar seu e-mail e telefone pelo nosso aplicativo Juntos Energia (https://juntos.eco/app) e esses dados e os demais também pelo nossos canais de comunicação:
SAC: 0800 718 7203
Whatsapp: (35) 99862-5580
E-mail: atendimento@juntosnergia.com.br
19. Por que tenho que participar de uma cooperativa para aderir a Juntos Energia?
A ANEEL exige que os consumidores estejam reunidos em uma cooperativa ou consórcio para que a energia proveniente de uma mini ou micro usina possa ser destinada a eles.
20. Há diferença entre energia limpa e sustentável?
Energia limpa se refere a fontes de energia com baixo impacto ambiental, enquanto energia sustentável é aquela renovável e que não esgota recursos para atender às necessidades presentes e futuras. Ambos os conceitos estão relacionados, mas a energia sustentável também considera a renovação dos recursos utilizados.
21. O que é geração compartilhada?
A Geração Compartilhada, uma modalidade da Geração Distribuída estabelecida pela ANEEL através da Resolução Normativa 687/2015, permite que um conjunto de indivíduos (sejam CPFs ou CNPJs) na mesma região de concessão ou permissão compartilhem energia gerada localmente por sistemas de micro ou minigeração.
22. O que é energia limpa?
Energia limpa, também conhecida como energia sustentável ou energia verde, é a forma de produção de energia que têm um impacto mínimo ou nulo no meio ambiente, como a emissão de gases de efeito estufa ou outros poluentes. Esse tipo de energia é obtido a partir de fontes naturais e renováveis, o que significa que essas fontes não se esgotam com o tempo e não causam danos irreparáveis ao ecossistema.
23. É necessário que minha usina seja de qual tamanho?
A Juntos trabalha com usinas de minigeração e microgeração.
- Microgeração: potencia instalada de até 75kW;
- Minigeração: potencia instalada superior a 75kW e menor que 3MW, podendo ser de até 5MW em situações específicas.
Entretanto, para usinas de microgeração temos algumas considerações de geração mínima:
- Minas Gerais - Concessionária CEMIG: A partir de 6.000 kWh/mês;
- São Paulo - CPFL Piratininga: A partir de 10.000 kWh/mês;
- Pernambuco - Neoenergia: A partir de 10.000 kWh/mês;
- Outros estados: A partir de 1 MWh/mês.
24. Quanto preciso gerar de energia limpa em minha usina para vender?
Hoje você pode ser um gerador parceiro da Juntos se gerar as quantidades de energia descritas abaixo:
- Minas Gerais - Concessionária CEMIG: A partir de 6.000 kWh/mês;
- São Paulo - CPFL Piratininga: A partir de 10.000 kWh/mês;
- Pernambuco - Neoenergia: A partir de 10.000 kWh/mês;
- Outros estados: A partir de 1 MWh/mês.
25. Por que não estou recebendo as minhas faturas?
As faturas da Juntos são enviadas por WhatsApp e e-mail (verifique a caixa de spam) e também podem ser consultas pelo aplicativo da Juntos (https://juntos.eco/app), caso não encontre a fatura por nenhum desses meios, entre em contato com a Juntos pelo nossos canais de comunicação:
SAC: 0800 718 7203
Whatsapp: (35) 99862-5580
E-mail: atendimento@juntosnergia.com.br
26. Posso escolher a data para pagamento?
Não, o faturamento acontece de acordo com a leitura e repasse das informações da concessionária para Juntos.
- Conta unificada: o vencimento será de até 3 dias úteis antes do vencimento da concessionária.
- Conta desmembrada: no primeiro faturamento da UC (unidade consumidora, ou seja, sua casa, apartamento, empresa, etc) a data de vencimento é 10 dias corridos após a data de faturamento. A partir do segundo faturamento, o sistema conta 30 dias após a fatura anterior, caso o faturamento atrase e 30 dias após o anterior for uma data que já tenha passado, ele programa para 10 dias corridos à frente.
27. Como vou entender a minha fatura?
Você receberá o boleto para pagamento e junto com ele será enviado o demonstrativo por onde é possível entender de forma detalhada como a Juntos chegou ao valor final da sua fatura.
28. Posso cadastrar mais de um estabelecimento?
Sim, na Juntos você pode ter múltiplas contas.
As contas precisam estar na titularidade de um dos representantes legais do estabelecimento e o contrato social que comprova esse fato deve ser enviado também.
Em casos onde o responsável pela administração é um síndico, por exemplo, precisamos da convenção do condomínio e ata de eleição do síndico.
29. Posso contratar para minha casa e minha empresa no mesmo CNPJ?
O cadastro dos dois imóveis não poderá ser feito em um mesmo CNPJ se um estiver cadastrado em CPF, porém podemos criar um cadastro e colocar os dois endereços, sendo um em CNPJ e o outro em CPF.
Entretanto, não se preocupe, pois o time de vendas da Juntos te auxiliará em todo esse processo.
30. Não sou o titular da conta, posso cadastrar minha empresa?
A adesão para uma empresa só poderá ser feita se você for o responsável legal dela, ou seja, possuir um contrato social que mostre essa informação.
31. Posso aderir mesmo já utilizando energia limpa de outra fonte?
Não, nós não somos complementares de fontes de energia.
Portanto, quando você contrata nossa energia limpa e tem outra fonte, isso pode causar o acumulo de créditos de energia limpa. Além disso, todos os meses seria necessário um recálculo de seu consumo, para que não acontecesse o pagamento em duplicidade. Por esse motivo, a Juntos não cadastra novos membros com outra fonte de energia limpa.
32. Como alterar a titularidade da conta?
A alteração de titularidade deve ser feita com a sua concessionária.
A Juntos atende clientes da Cemig, Neoenergia e CPFL Piratininga, portanto segue os links para efetuar a troca de acordo com a sua concessionária:
Cemig: https://www.cemig.com.br/atendimento/troca-de-titularidade/
Neoenergia: https://www.neoenergiaelektro.com.br/servicos-para-voce/troca-de-titularidade
CPFL: https://www.cpfl.com.br/trocar-o-nome-na-conta
Observação: Se você já é cliente Juntos e deseja fazer a troca titularidade é importante que você entre em contato conosco para que possamos regularizar o seu cadastro de acordo com as suas ações.
33. O titular da conta é falecido, como faço para alterar a titularidade?
A alteração de titularidade deve ser feita com a sua concessionária.
A Juntos atende clientes da Cemig, Neoenergia e CPFL Piratininga, portanto segue os links para efetuar a troca de acordo com a sua concessionária:
Cemig: https://www.cemig.com.br/atendimento/troca-de-titularidade/
Neoenergia: https://www.neoenergiaelektro.com.br/servicos-para-voce/troca-de-titularidade
CPFL: https://www.cpfl.com.br/trocar-o-nome-na-conta
34. Preciso fazer captação de clientes?
Não, a Juntos possui um time para buscar os cliente e mantê-los na base.
Atuação da Juntos pode ser explicada por meio da analogia da imobiliária, ou seja, como uma imobiliária, nós fazemos a ponte entre o gerador (dono de usina) e o consumidor final (cliente Juntos), portanto fechamos a parceria com os geradores, alocamos a energia gerada pelas usinas para o cliente final e tomamos conta desse cliente desde a venda.
35. Como vejo que recebi o bônus?
É possível verificar o bônus pelo aplicativo da Juntos (https://juntos.eco/app), por ele você consegue verificar a quantidade de pessoas que indicou, o valor que economizou indicando e o valor que ainda será aplicado.
Ex.: Você indicou 3 pessoas, recebeu R$ 50 por cada, ficando com um total de R$ 150, esse valor será descontado do seu valor Juntos, ou seja, se a sua conta unificada ficou R$ 50 concessionária (impostos e taxas) e R$ 50 Juntos (energia limpa), o valor Juntos será zerado e você pagará somente R$ 50 de impostos e taxas, portanto no próximo mês você ainda terá R$ 50 a ser descontado da sua conta Juntos.
36. Qual a validade da campanha de indicação?
A campanha de indicação não tem validade e você pode indicar quantas pessoas quiser, não tem restrição.
Lembrando que você só recebe pela indicação se a pessoa que indicou finalizar a sua adesão com a Juntos, seja pelo link, código de indicação ou consultor.
37. Minha empresa precisa ser de pequeno, médio ou grande porte?
A adesão da sua empresa com a Juntos acontecerá mediante ao subgrupo que ela pertence e não tem relação específica com o seu porte/tamanho.
Portanto, você poderá identificar a qual subgrupo ela pertence por meio da sua conta de energia fornecida pela sua concessionária.
Subgrupos aceitos pela Juntos:
- Subgrupo B1 – residencial e residencial baixa renda;
- Subgrupo B2 – rural e cooperativa de eletrificação rural;
- Subgrupo B3 – demais classes.