Como diminuir a conta de luz que chega todo mês?
No seu cotidiano, você apaga sempre as luzes ao sair dos ambientes, tira os aparelhos fora do uso da tomada, alerta a todos sobre o consumo de energia e ainda assim a conta não fecha.
O seu caso é parecido com o de muita gente que vive fazendo malabarismos para redução do consumo de energia diariamente.
A conta de luz do brasileiro é alta assim mesmo. Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o Brasil tem a segunda conta de energia mais cara do mundo.
Seja por questões de dependência maciça das hidrelétricas, falta de investimento em novas formas de energia ou mesmo pela escassez das chuvas.
A crise é real e se converte em taxas e mais taxas que aumentam muito o valor da sua conta!
Como provavelmente você está se perguntando o que mais pode fazer para reduzir esses valores, preparamos uma lista incrível com dicas úteis de como diminuir a conta de luz.
A importância de saber como diminuir a conta de luz
Estamos no meio de uma crise financeira. E não está fácil para ninguém fechar o mês com os boletos em dia, ainda mais que quanto mais energia você gasta, mais imposto você paga.
Por isso, qualquer oportunidade de economizar é sempre bem-vinda, não é mesmo?
Além disso, a questão ambiental também traz consigo a importância de diminuir o consumo de energia. Existem metas sobre isso inclusive, e saiba que as metas são ambiciosas!
A gente tem até 2050 para transformar as atuais 51 bilhões de toneladas de CO2 que emitimos, anualmente, para zero. Um compromisso firmado pelo Brasil com a ONU (Organizações das Nações Unidas), no Acordo de Paris.
Parece uma meta distante, mas não é!
Já conseguimos perceber que o aumento da temperatura tem causado desequilíbrio em diversas áreas da nossa vida, impactando até mesmo o desempenho das hidrelétricas com a escassez de chuvas.
Percebe quantas questões estão envolvidas no simples ato de buscar como diminuir a conta de luz?
Por isso tudo e muito mais, se conscientizar, abrir mão de formas agressivas de abastecimento de energia e lutar por fontes mais sustentáveis se tornam questões urgentes.
Saiba como diminuir a conta de luz
Está conseguindo acompanhar a nossa linha de raciocínio?
Estamos buscando te contextualizar para que você entenda a importância de todas as dicas que trazemos a seguir.
10 boas práticas para diminuir conta de luz
Saiba como fazer a sua parte: pensando em te ajudar, trouxemos abaixo 10 boas práticas para diminuir a conta de luz.
São dicas úteis e práticas para você adotar sem medo de errar!
1. Adquira aparelhos que consomem menos energia
Quando você vai comprar um eletroeletrônico, qual fator fundamental te faz levá-lo para casa: o preço? As funcionalidades? O fabricante?
Se respondeu sim para algumas dessas perguntas, saiba que há mais questões a observar caso você esteja de olho em como diminuir a conta de luz!
Mesmo escolhendo o menor preço com o objetivo de economizar com a compra do aparelho, essa pode não ser a melhor opção a médio e longo prazo. Sabe por quê?
Para quem está pensando em como diminuir a conta de luz, o ideal é ficar de olho no grau de eficiência energética contida nas instruções dos produtos.
Isso traduz quanto aquele aparelho consome de energia!
Portanto, antes de colocar a compra no carrinho, observe se o aparelho possui o Selo Procel: a mais importante etiqueta de eficiência, instituída desde 1985.
O Procel é fruto de testes realizados em laboratórios credenciados, sob supervisão do INMETRO, portanto é a melhor ferramenta para avaliar a economia de qualquer eletrônico.
Achou o Selo? Agora vamos entender as informações da etiqueta e conferir se realmente é a mercadoria ideal!
Neste momento, a regra é compreender a classificação representada pelas letras do alfabeto. Na ordem crescente: o A indica maior eficiência e G indica menor eficiência.
Em outras palavras, quanto mais próximo da letra A está no selo, mais econômico o produto é. É muito importante ter isso em mente para saber como diminuir a conta de luz.
Super simples: escolha produtos com o selo A e economize na conta de energia todo mês!
E mais um detalhe, as instruções trazem também o quanto o aparelho consome em KWh, por mês e assim você consegue conhecer a sua base de gasto mensal.
2. Reduza o consumo de energia nos horários de pico
Se deseja diminuir a conta de luz contando com os eletrônicos que já tem em casa, fique atento ao período do dia no qual o consumo de energia elétrica fica mais caro.
Afinal, existe sim o horário que a energia é mais cara: exatamente entre às 18h e 21h.
É um intervalo de tempo em que a iluminação pública e as indústrias ainda estão em funcionamento, assim o sistema de abastecimento recebe uma sobrecarga com a soma desse consumo e o das residências da população inteira.
Logo, evite ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo nesse período, e até escolha outros horários para tomar o banho.
Essas pequenas tarefas já podem entrar para as suas medidas de como diminuir a conta de luz e contribuir para a redução do consumo ainda neste mês, que tal?
Assim, quando se trata de redução de consumo de energia elétrica, mesmo quando você faz pensando em si, você acaba reverberando economia para todo mundo, por ser menos uma pessoa utilizando a energia nesse horário tão disputado.
3. Use lâmpadas econômicas
Esperamos que em pleno 2022 as luzes incandescentes não façam mais parte da sua vida. Acertamos?
Desde já, saiba que elas nunca foram referência de economia ou eficiência e seu uso não é recomendado se você quer saber como diminuir a conta de luz cada vez mais.
Além do mais, na sua configuração, essas lâmpadas podem elevar o risco de acidentes devido ao aquecimento do tungstênio, material na sua composição que chega a uma temperatura de 3000 ºC.
Com o passar dos anos, a ciência conseguiu superar a necessidade das incandescentes com as lâmpadas fluorescentes, conectando economia e eficiência.
Porém, nem tudo são flores!
Estas também apresentam contra indicações: lâmpadas fluorescentes são compostas de materiais tóxicos, como mercúrio.
Mais recentemente, surgiu a sensação do momento: as lâmpadas de LED. As vantagens das luzes de LED superam muito as opções anteriores.
Apesar de ter um custo um pouco mais elevado para comprar, a capacidade luminosa tem vida útil longa, dura bastante, além disso ela não emite nenhuma substância tóxica, portanto, é segura!
E fique sabendo: por causa do seu fluxo luminoso, a iluminação com lâmpadas LED torna o ambiente mais confortável e melhor para a saúde dos olhos dos seres humanos. Só vantagens, não é?
E o mais importante, a lâmpada LED é 90% mais econômica que as incandescentes e 60% mais econômica que as fluorescentes em termos de kWh.
Vantagens que brilham os olhos para você que está buscando como diminuir a conta de luz.
4. Conscientize todos os moradores da casa
A maioria dos equipamentos não é auto suficiente para economizar energia sozinha: sem a interferência do ser humano para adotar novos hábitos que consumam menos, não há como haver redução do consumo de energia.
Chega a ser redundante, concorda?
Estamos dizendo isso, porque apesar de parecer óbvio, é importante frisar que o que garante o sucesso dos pequenos passos para reduzir o que consumimos é justamente a conscientização de quem faz o uso.
Não há como pensar em ter sucesso nessa empreitada de como diminuir a conta de luz se as pessoas que moram com você não se envolverem nisso também.
Que tal conversar com todo mundo que mora com você, mostrar as últimas contas de luz como exemplo e chegarem juntos a uma meta de redução?
Por exemplo: se vocês gastaram em média R$ 350 nos últimos meses, que tal se esforçarem juntos para tentar reduzir esse valor para R$ 300 no mês que vem?
É um ótimo jeito de fazer todo mundo que mora contigo se sentir responsável e motivado a se esforçar para reduzir a conta de luz.
Assim, perceba que os bons hábitos trazem benefícios para sobrar um dinheirinho extra no fim do mês, e de quebra você ainda ajuda o planeta!
5. Use e abuse da iluminação natural
Talvez você não tenha pensado nisso, mas até a decoração dos ambientes pode deixar a sua conta de luz mais cara.
Isso ocorre porque uma mobília colocada em um lugar mal pensado pode provocar o bloqueio da entrada de luz solar nos seus espaços.
Com isso, você acaba ligando as luzes com mais frequência e a conta de energia chega mais cara.
Já pensou em organizar os móveis a favor da iluminação natural? Coloque-os sempre de modo a não atrapalhar a entrada de luz.
Posicionando objetos e móveis fora da entrada de luz das janelas, você evita bloquear a claridade e favorece que ela se espalhe pelo ambiente.
Além disso: mantenha portas e janelas abertas sempre que possível e escolha utilizar espelhos na decoração, assim você multiplica a iluminação natural refletindo ela.
Outro ponto é fazer a manutenção da vegetação ao redor da sua residência, obedecendo alturas que não representem um obstáculo para a iluminação.
Invista em fachadas de vidros, clarabóias, cobogós e telhas transparentes para abrir mais espaço para o sol. Isso é bem estratégico, já tinha pensado nessas alternativas?
Funcionam mesmo. É sucesso em como diminuir a conta de luz!
6. Opte por paredes de cores mais claras
Por acaso você já ouviu falar em uma ferramenta de iluminação utilizada por fotógrafos chamada rebatedor? Sabe por que estamos perguntando isso?
Porque uma das medidas para diminuir a conta de luz é ter paredes em tons mais claros, e o rebatedor do fotógrafo é o exemplo perfeito para explicar o porquê disso.
Ter paredes claras no ambiente obedece o mesmo princípio da função do rebatedor na fotografia: a cor clara rebate a luz, fazendo com que ela se espalhe mais facilmente por todo o ambiente.
Essa troca entre janelas e paredes valoriza a luz natural no espaço e reduz a necessidade de acender as luzes por muitas horas durante o dia, principalmente no fim da tarde.
E mesmo no período da noite: uma lâmpada LED em um ambiente de cor clara é o combo perfeito da iluminação!
Afinal, assim você terá um ambiente completamente iluminado e dispensará o uso de lâmpadas de apoio, como abajures e luminárias, por exemplo.
Por isso que as paredes claras colaboram com a redução no consumo de energia.
7. Retire equipamentos da tomada quando não estiver utilizando
Já percebeu que quando desliga algum aparelho pelo botão ou controle remoto, uma pequena luz, muitas vezes na cor vermelha ou azulada, fica acesa ainda?
Esse ponto de luz significa que o aparelho está em stand by: desligado, porém a corrente elétrica continua a passar por ele.
Dessa forma, manter o aparelho conectado na tomada está descartado da lista de como diminuir a conta de luz, porque mesmo desligado ele continua consumindo energia.
Ainda que em uma menor proporção, já dizia aquele ditado: de pouquinho em pouquinho a galinha enche o papo. Assim, é de pouquinho em pouquinho que a conta de luz chega caríssima!
Por outro lado, quando se retira o eletrodoméstico da tomada você consegue atingir maiores possibilidades de economia.
Vale ressaltar que mesmo equipamentos sem o tal do stand by também gastam energia quando conectados à tomada sem uso, por exemplo, os carregadores de celular.
A carga sinalizou 100%? Desconecte na hora!
8. Desligue a chave geral quando for passar um tempo fora
Vai viajar ou passar um tempo fora? Que tal desligar o disjuntor geral de energia?
Assim você vai cortar integralmente a corrente de luz para todos os aparelhos ao mesmo tempo, desse modo você garante que nenhum deles vai consumir energia!
Como dito acima, os equipamentos em stand by não te ajudam na redução do consumo de energia, todavia é fácil perceber a corrente de energia passando pela TV, no aparelho de som, entre outros eletrônicos evidentes pela casa.
Mas com os vilões da economia, nestes casos, é diferente. Muitos deles passam despercebidos.
O microondas, a geladeira e a máquina de lavar, por exemplo, também gastam energia quando estão na tomada e você deve ter atenção pois isso aumenta o valor da sua conta.
Afinal, é preciso de energia para aquele relógio do microondas mostrar as horas, já tinha se ligado nisso?
Desligue a energia geral quando for passar um tempo fora e diminua o estrago que os eletrodomésticos vilões da conta de luz fazem.
Ah, e não vale esquecer nada na geladeira, hein?
9. Aprenda a interpretar a conta de luz
Leia a conta de luz, o entendimento dos gastos é seu grande aliado na hora de economizar.
Se tem dificuldade para entender aquelas letrinhas, a partir de agora isso será coisa do passado!
Vamos revelar e explicar alguns pontos primordiais das taxas e encargos contidos no documento. Veja e aprenda com a gente!
Pegue a sua conta de energia e encontre a data de leitura: esse é o intervalo entre uma contagem e outra e, com isso em mente, você vai conseguir perceber se os seus hábitos naquele período fizeram com que a conta fosse cara ou barata.
Que tal aplicar as nossas dicas e guardar a data em que começou a ter mais atenção com isso de saber como diminuir a conta de luz?
Agora, se atente ao demonstrativo de itens faturados: essa parte apresenta o detalhamento do seu consumo, representados pela TUSD, que é a taxa dos serviços da concessionária, e o valor da TE, o resultado da quantidade de energia consumida (em Kwh) multiplicada pela tarifa de energia elétrica.
Assim é feito o cálculo do valor da sua conta, portanto observe o detalhamento do seu consumo e vá estipulando metas para reduzir esse índice mês após mês.
Achando que acabou? Não para por aí.
Descubra em qual categoria você se enquadra, isso é representado pelas bandeiras tarifárias:
- Cor verde: ótimo!
- Cor amarela ou vermelha: significa que você está pagando a mais por conta da escassez dos reservatórios em períodos de estiagem, por exemplo, ou pela necessidade do acionamento de outras fontes, como as termelétricas, para conseguir entregar o que você consumiu no mês.
Na prática, quem está na categoria amarela recebe a adição de R$ 1,50 para cada 100 kWh utilizado.
Na vermelha, a taxa sobe para valores entre R$ 4,00 a R$ 6,00 reais a mais por cada 100 kWh, dependendo do patamar de consumo que você estiver.
Se você consegue entender a quantidade de kWh consumido através do demonstrativo de itens faturados, e percebe que está na faixa vermelha, significa que mais do que nunca é hora de economizar a todo o custo, pois as taxas estarão altíssimas!
Por hora, você aprendeu o principal sobre a leitura da conta de luz. Viu como foi fácil?
10. Pesquise sobre outras formas mais econômicas de ter energia em casa
A gente sempre ouviu dizer que o Brasil é um país privilegiado em recursos que podem ser utilizados como fontes de energia renováveis.
Por outro lado, a gente sempre ouviu também que ter acesso a essas fontes mais limpas sempre sai caro. Mas saiba que essa realidade ficou pra trás!
Novas possibilidades vêm revolucionando o modo com o qual pessoas normais, como eu e você, podem ter acesso a fontes de energia mais baratas e melhores para o planeta, como a eólica e a solar.
Mais do que isso, algumas iniciativas já são referência na democratização do acesso à energia sustentável para a população.
A exemplo da gente: somos a Juntos Energia e levamos energia limpa para casas, condomínios e empresas dos mais diversos portes em Minas Gerais, dispensando a necessidade de comprar e instalar placas solares.
Sim, isso realmente já é possível, você não leu errado!
Ou seja, você pode receber energia limpa na sua casa sem precisar da dor de cabeça (e do custo) que envolve toda a instalação desses equipamentos e ainda economizar mais de uma conta de luz por ano.
Funciona assim: a Juntos Energia conecta a energia produzida em fazendas solares espalhadas em todo o país e leva ela para o consumidor de MG, sem que ele precise realizar obras, investir em equipamentos e nem mesmo pagar taxas extras.
Assim é possível consumir energia limpa e barata na sua casa ou na sua empresa, e o melhor: o processo de adesão é 100% online e a legislação brasileira já regulamentou e legalizou todo o processo.
Assim nasceu um novo capítulo para a consolidação da produção de energia verde no país. Que tal fazer parte disso?
Entendeu como diminuir a conta de luz?
Sabemos que tem bastante informação para você processar em todo o texto, esperamos que tenha entendido nossas dicas de como diminuir a conta de luz.
Perceba que mesmo sem precisar fazer um grande racionamento, as dicas têm foco em práticas simples que realizamos no cotidiano e causam muito impacto.
Observe o que tem feito e mude os hábitos que contribuem com o desperdício, fazendo um pouco a cada dia.
Como resultado do avanço da tecnologia, mais opções sustentáveis têm sido criadas e disponibilizadas com facilidade para grande parte das pessoas.
Um movimento que deixou de ser exclusivo para quem tem muita grana.
A possibilidade de ter novas formas de ter energia em casa, fugindo dos moldes tradicionais aos quais fomos acostumados a vida inteira, acaba democratizando o acesso a um jeito mais econômico (e limpo!) de se ter energia em casa.
Sendo a energia um recurso tão essencial na vida de todos, é lindo ver surgir alternativas inovadoras, revolucionárias e que fazem bem sob diversas óticas, seja a economia ou o bem ao meio ambiente, não acha?
Por fim, lembre-se do ditado: quem avisa, amigo é!
Não perca tempo e compartilhe essas dicas com quem você se importa. Que tal economizar e ainda ajudar os outros a economizarem também? Conhecimento é a chave de tudo.
Esperamos que tenha curtido as nossas dicas e que tenhamos contribuído com o seu conhecimento de alguma forma 😊
Relacionadas
Correios e Juntos Energia transformam Pernambuco com portabilidade gratuita para energia limpa: Democratizando o acesso e economizando na conta de luz!
Entendendo as Bandeiras Tarifárias e Seu Impacto na Conta de Luz
Conheça a História da Juntos Energia através de Notícias e Reportagens
Economize AGORA
Faça a migração para o consumo consciente e economize em sua conta de luz. Sem investimentos, obras ou instalações.
fazer portabilidade