5 Dicas eficazes para economizar na conta de luz

14/09/2023
  -  

Veja como é possível economizar sem precisar de mudanças na sua casa, sem manutenções e praticando novas maneiras em seus hábitos.

Você já colocou na ponta do lápis o quanto de conta de luz você já pagou nos últimos meses? 

Após o reajuste da ANEEL, que tem como média de impacto no consumidor final de 2,35%, vale a pena conferir algumas dicas para realmente economizar na conta de luz. Sem truques mirabolantes e adquirindo novos hábitos em sua casa ou empresa, é possível reduzir para além deste reajuste.
Além de economia no seu bolso, novos hábitos de consumo de energia, podem te tornar um grande cúmplice da natureza, economizar energia não ajuda apenas você e quem mora com você, mas também o planeta, auxiliando o futuro de muita gente! 

Mas será que você sabe mesmo como economizar e diminuir sua conta de luz?

Existem muitos sites que explicam como fazer isso, alguns com mais simplicidade e outros com muitas manutenções e construções, modificando todo o imóvel e com um grande gasto de dinheiro.
Pensando em você, a Juntos Energia vai te passar dicas realmente válidas e que sejam possíveis sem precisar desembolsar dinheiro antes da economia.

Vamos às dicas?

Vale lembrar, que não existe uma ordem nessas dicas, com algumas você pode começar a economizar em poucos dias!

1 – Preste atenção na sua geladeira

geladeira desperdicio energia

A geladeira é responsável por quase 30% do consumo de energia utilizada numa residência. Mesmo com uma geladeira mais nova, precisamos ter certa atenção com o uso deste aparelho. Algumas pessoas não realizam revisão periódica em suas geladeiras, deixando passar os cuidados deste eletrodoméstico e pagando uma conta de luz instável, onde você consegue perceber o aumento de energia em alguns meses, mas não consegue identificar o porquê dos valores.

Verifique a borracha da porta de sua geladeira

Você sabia que quando a geladeira está com a borracha frouxa ou gasta demais, a sua geladeira tenta gelar todo o cômodo que ela está e por isso gasta mais energia?
Você precisa verificar se a borracha que veda as portas de sua geladeira, estão ajustados, se conseguem fechar a porta da geladeira com aderência, e se estão limpas, a higienização desta parte da geladeira é fundamental para que a borracha dure por mais tempo.

Coloque sua geladeira em um ambiente ventilado

Algumas vezes nós esquecemos que a geladeira encostada demais na parede, ou em um local sem ventilação, esquenta muito mais, e consequentemente irá gastar mais energia.

Geladeira e fogão separados

Tente organizar sua cozinha, se possível deixe a geladeira longe do fogão, justamente por ser utilizado para preparos quentes, o fogão próximo a geladeira faz com que ela esquente e esfrie com mais frequência, ou seja, sua geladeira terá que “trabalhar” mais se estiver perto do seu fogão.

2 – As tomadas estão livres?

tomada livre

Com o aumento da utilização de notebooks e celulares, nós estamos cada vez mais dependentes de tomadas, procurando sempre por elas ao chegar nos espaços, além de não dispensar uma tomada funcionando ao lado de nossa cama e próximo às mesas que apoiam nossos computadores, mas você tem encontrado tomadas vazias?

Por mais que o seu carregador pareça não estar utilizando energia quando não conectado ao seu celular ou notebook, saiba que ele é feito para manter o stand by quando não conectado ao aparelho, por isso as vezes mesmo após sair da tomada, ele armazena uma pequena carga, chamamos isso de “consumo fantasma” pois mesmo não vendo, a energia está sendo utilizada.

Tire os carregadores da tomada

Alguns aparelhos não devem ser desligados quando não estão sendo utilizados, por exemplo sua geladeira, mas carregadores, TV, ventiladores e demais aparelhos que não estão sendo utilizados, devem permanecer fora das tomadas, isso vai diminuir sua utilização de energia.

Verifique se tomadas e interruptores estão em perfeito funcionamento

Quando o espelho das tomadas ou interruptores estão quebrados ou soltos, você corre o risco de ali ter energia sendo desperdiçada, além de ser muito perigoso, principalmente para animais e crianças, é importante manter as tomadas e interruptores funcionando bem e sem problemas de mal contato.

Se quiser saber mais sobre como economizar energia e quais são os aparelhos que mais gastam eletricidade, veja esta nossa matéria de blog.

3 – Hora de tomar banho

tomar banho economia

Você sabia que existe um horário de pico de energia, e nesses horários a taxa de sua conta de luz fica mais alta?

Exatamente, os horários de pico de energia variam de concessionária para concessionária, mas indicamos que você evite tomar banhos entre as 17hrs e às 20hrs, os horários que antecedem estes são horários de pico intermediário e continuam mais caros do que um banho no começo da manhã ou no final da noite. O chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia na sua casa, e mudar seus hábitos de como e quando usar este aparelho, pode te ajudar na economia mensal.

Troque a resistência do chuveiro

Nada de reutilizar resistências antigas, se seu chuveiro for muito antigo, é importante que ele seja trocado também, a maioria dos aparelhos antigos podem consumir mais energia, pois dependendo da época de sua compra, ele tenha sido feito para pouca economia.

Evite banhos muito quentes

Banhos quentes parecem ser a solução para o fim de um dia cansativo e uma boa neblina de chuveiro resolveria muitos problemas não é mesmo? Mas isso pode te dar mais problemas no futuro. Banhos quentes demais, não fazem bem para a pele, e muito mal para seu bolso, além dos riscos de manter o chuveiro mais fechado e queimar o aparelho. Mantenha o botão do chuveiro na primeira temperatura, ou em alguns casos, na temperatura chamada verão, tome banhos rápidos e se esquente com um bom chocolate ou chá quente, isso também pode te ajudar em dias cheios e causam menos problemas do que o desperdício de energia e água do chuveiro sendo utilizado por muito tempo!

4 – Encha o cesto de roupas sujas

encha o cesto de lavar roupa economoa

Essa não é uma dica para que você suje roupas, mas uma dica para que você utilize a máquina de lavar e o ferro de passar com cautela. 

Antes de lavar as roupas, tenha certeza que a quantidade é considerável, não utilize a máquina de lavar muitas vezes na semana e com pouca roupa, se ela também tem secadora automática, evite mais ainda! Lavar e passar grandes quantidades de roupa, evita o desperdício de energia ao lavar poucas roupas ou passar a roupa apenas quando for sair com ela.

Desligue a máquina de lavar

Quando não estiver usando a máquina de lavar, mantenha ela fora da tomada, as máquinas são aparelhos grandes e continuam consumindo energia quando ligadas na tomada. Repare que muitas continuam com os botões acesos mesmo quando não estão em funcionamento, isso indica que este é outro aparelho que possui o stand by.

Passe todas as roupas de uma única vez

As novas gerações estão usando cada vez menos o ferro de passar, mas ainda existem roupas que precisam daquele cuidado antes de ir para o corpo, por isso recomendamos que você passe todas as roupas, que precisam de ferro, juntas. Esta é a melhor maneira de economizar com o ferro de passar, que é um aparelho que gasta muita energia, já que é um dos que esquenta. Outra opção sustentável é comprar roupas que não precisam ser passadas, algodão, linho e seda, por exemplo.

5 – Utilize energia limpa e não energia elétrica

Utilize energia limpa e nao energia eletrica

Só de pensar em instalar painel solar e em todas as manutenções que seria necessário, já queremos esquecer a ideia de consumir energia limpa não é mesmo?

Foi pensando nisso que a Juntos Energia, uma das pioneiras na democratização de energia limpa, ajuda a economizar na conta de luz sem precisar de instalações de painéis e nem de quebra-quebra em casa.

A Juntos Energia disponibiliza energia solar, diretamente das usinas solares parceiras para a sua casa e comércio.

A sua concessionária (CEMIG, CPFL Piratininga e NeoEnergia) continua sendo responsável por distribuir sua energia, mas agora ela será limpa! Isso mesmo, energia limpa, descontos reais e preservação do meio ambiente.

Você pode economizar até uma conta de luz por ano, se você paga mais de R$150,00 de conta de luz por mês, já pode utilizar energia solar diretamente na sua casa, faça a sua simulação e não perca a oportunidade de escapar dos aumentos na conta de luz. A Juntos Energia tem um atendimento personalizado para te auxiliar desde sua adesão, e você pode economizar mesmo em imóveis alugados, já que a energia limpa é cadastrada em seu CPF e você pode migrar, sempre que necessário, para outro endereço.

Faça sua simulação clicando aqui.

Economize AGORA

Faça a migração para o consumo consciente e economize em sua conta de luz. Sem investimentos, obras ou instalações.

fazer portabilidade